Grave acidente na BR-153 mata cinco estudantes da UFPA que viajavam para congresso da UNE

Grave acidente na BR-153 mata cinco estudantes da UFPA que viajavam para congresso da UNE
Estudantes da UFPA que sofreram acidente posaram junto em foto antes da viagem do PA para GO — Foto: Redes sociais/Reprodução

Um grave acidente de trânsito ocorrido na manhã desta quarta-feira (16), na BR-153, em Porangatu, região Norte de Goiás, resultou na morte de cinco pessoas, entre elas três estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA). O grupo seguia em direção ao Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), que acontece em Goiás.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente envolveu uma carreta e um dos quatro ônibus que compunham o comboio de estudantes. A carreta teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com o primeiro ônibus, que transportava 25 alunos, dois motoristas e um orientador.

Quatro pessoas — três estudantes e um dos motoristas do ônibus — morreram na hora. O motorista da carreta também não resistiu aos ferimentos e morreu. O passageiro do caminhão foi socorrido em estado grave. O segundo ônibus do comboio também se envolveu no acidente, mas não houve feridos. A causa do acidente ainda será investigada pela perícia.

Horas antes do acidente, os estudantes registraram uma foto em frente a um dos ônibus, marcando o início da viagem. A imagem foi divulgada pela TV Record do Pará e mostra mais de 20 jovens entusiasmados com a participação no congresso estudantil.

Segundo o G1, a imagem foi postada por uma das alunas na terça-feira (15) e teria sido feita ainda na segunda(14) momentos antes do início da viagem. Ela estava no micro-ônibus onde três estudantes morreram e ligou para família na manhã desta quarta para informar que estava ferida, mas fora de risco.

Em nota oficial, a UFPA decretou luto oficial de três dias e informou que está prestando apoio e assistência às famílias das vítimas, especialmente no Campus Belém, onde muitas buscam informações. Instituições de ensino do Pará, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador de Goiás também se manifestaram lamentando a tragédia.

As investigações devem esclarecer as circunstâncias do acidente nas próximas horas. A comunidade acadêmica e a sociedade brasileira acompanham o caso com grande comoção.