A fundo na Festa do Peão: boiada de ponta e peões em busca do título em Cassilândia

A fundo na Festa do Peão: boiada de ponta e peões em busca do título em Cassilândia

A expectativa para a 53ª Festa do Peão é de uma grande festa, com uma peonada e boiada de excelência, contratadas pelo Sindicato Rural. Osmar Paulino, comentarista de rodeio da Rádio Patriarca de Cassilândia, participou do Programa Rotativa no Ar, da Rádio Patriarca nesta terça-feira, 29/07 e destacou que, apesar da boiada ser boa, a peonada deste ano é mais dura, prometendo dar trabalho para derrubar os competidores, diferente do ano passado, onde a boiada era muito boa e faltava "arrocho" dos peões. A média de paradas em um bom rodeio varia entre 50% e 70%. Hoje, para Osmar, a parada de boiada está quase em 70%. Ele menciona que, atualmente, peões podem chegar à final com apenas duas paradas, diferente de antigamente, quando eram necessárias quatro.

Osmar Paulino observa que ser campeão na própria cidade é mais difícil, pois o peão busca mostrar serviço em sua terra, não podendo deixar a emoção tomar conta. Há uma discussão sobre a arbitragem no rodeio, com Osmar Paulino questionando a inconsistência nas notas. Ele compara a avaliação atual com a época de Zé do Prato, onde a espora era fundamental, e sugere que hoje, muitas vezes, as notas são dadas apenas pelos pulos do cavalo, sem o devido peso para a esporada do cowboy. Em rodeios americanos, forçar a roseta (não bater a espora) pode tirar pontos cruciais. A recomendação é que os juízes priorizem quem está esporando mais e com melhor apresentação.

O sorteio do rodeio regional será realizado ao vivo no programa Rotativa no Ar amanhã, a partir das 11h, com a presença de Renato André, comentarista de rodeio de Itajá. A iniciativa de realizar o sorteio ao vivo era uma antiga luta de Osmar Paulino, que busca maior transparência e engajamento do público, permitindo que todos saibam qual peão vai montar em qual boi.

Fonte: Cassilandia Notícias